Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 13 – 2017/1

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GLOBAIS: ESTUDO DE CASO DE UMA MULTINACIONAL DE TABACO - PDF.
      Resumo: O presente estudo visa levantar os principais pontos que merecem atenção quando da realização de um projeto de integração informacional em uma organização global. Sendo assim, foi realizado um estudo de caso sobre o projeto de uma multinacional de derivados do tabaco para implantar um novo sistema de informação, integrando todas suas subsidiárias, presentes em mais de cem países, além de um novo modelo operacional. Dessa forma, detalhou-se o passo-a-passo para a implantação e as principais mudanças feitas na subsidiária brasileira para a adequação ao projeto, devido a desafios como o controle que a empresa detém sobre todo o processo de produção. Além disso, apresentou-se também as principais adaptações necessárias à estrutura do sistema global por conta de restrições locais e uma projeção do futuro da companhia acerca da Indústria 4.0.

      Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Sistemas de Informação Globais; ERP SAP Mercado de tabaco; Estratégia global; Indústria 4.0.;


    • A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA (MG) - PDF.
      Resumo: O processo de democratização da educação brasileira tem propiciado discussões sobre a gestão participativa como alternativa de melhoria na qualidade da educação, incluindo, nesse contexto, os desafios para atender às demandas de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a percepção de alguns gestores de escolas municipais de Juiz de Fora (MG) sobre as práticas de gestão do conhecimento (GC) adotadas na gestão escolar assim como na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia adotada é pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevistas. Os resultados da pesquisa sugerem as seguintes interpretações: os treinamentos oferecidos pela Secretaria de Educação (SE) para a formação de gestores escolares é uma prática considerada importante pelos respondentes; o Suporte disponibilizado pela SE é percebido como sendo um diferencial para os gestores escolares; o processo de transição entre os mandatos dos gestores requer uma formalidade por parte da SE; necessidade de estímulo para usufruir dos benefícios da Plataforma interativa do PDDE, assim como difusão de treinamentos e outras práticas de GC existentes e disponíveis na Secretaria de Educação e as melhorias que podem ser alcançadas pela adoção dessas ferramentas.

      Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Gestão escolar; Programa Dinheiro Direto na Escola; Práticas de gestão.


    • GESTÃO DE FROTAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS - PDF.
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a decisão entre locação e aquisição das frotas de três órgãos regidos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (SEPLAG). Foi elaborada uma revisão sistemática da literatura, identificando os trabalhos pertinentes para embasamento do estudo. A partir dos textos selecionados, elaborou-se um modelo para identificar as inter-relações dos aspectos decisórios da logística no setor público. Em seguida foi realizada a definição desses aspectos de acordo com sua importância para tomada de decisões. Por conseguinte, os órgãos para elaboração do estudo de caso foram selecionados, aplicando o método desenvolvido e coletando os dados necessários para a análise proposta. Cada aspecto decisório foi estudado e o resultado dessas análises foi a criação de um modelo de gestão de frotas para características e necessidades distintas, de acordo com as vantagens e desvantagens da locação e aquisição de frotas. Foi feita uma análise para identificar os impactos, positivos e negativos, dos diferentes tipos de gestão de frotas. Foi identificado, assim, o modelo mais adequado de acordo com as características de cada órgão, com base nos critérios decisórios logísticos adotados.

      Palavras-chave: Logística, Transporte, Frotas, Gerenciamento, Público, Locação, Análise, Aquisição, Decisão.