Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 12 – 2016/2

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • DE VOLTA AO PASSADO: O CONSUMO RETRÔ EM UMA ERA TECNOLÓGICA - PDF.
      Resumo: É possível perceber uma tendência de compra e venda de objetos retrôs, o que pode ser visto na indústria, no varejo e em diversas outras áreas do mercado. Em busca de entender a motivação por trás desse comportamento de consumo em uma era de grande avanço tecnológico, no presente artigo, foi realizada uma pesquisa com consumidores de câmeras analógicas, chegando à conclusão de que os fatores-chave são a busca pela autenticidade e razões sentimentais, como o anseio pelo passado.

      Palavras-chave: pós-modernidade, tribalização, marketing, marketing retrô, lomografia;


    • ANÁLISE DA LAVAGEM ECOLÓGICA A LUZ DOS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE - PDF.
      Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir se o serviço de lavagem ecológica de veículos aplica conceitos de sustentabilidade e apresenta vantagem competitiva, seguindo com a visão do empreendedor schumpteriano. Para tanto, serão aplicados conceitos sob o ponto de vista de quatro aspectos, a saber: Inovação, Empreendedorismo, Competitividade e Sustentabilidade. Portanto, será utilizada a revisão da literatura acadêmica dentro dos conceitos supracitados. Através desta análise, observa-se que a inovação do serviço, adotando a visão schumpteriana motivado pelo lucro empresarial, apresenta vantagem competitiva entre as demais, que adotam conceitos de sustentabilidade em suas operações.

      Palavras-chave: Lavagem a seco; Sustentabilidade; Schumpeter.