Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 3 – 2012/1

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • CLASSIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL - PDF.
      Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar os atributos que influenciam a satisfação dos clientes do serviço de telefonia móvel pré-pago no Brasil utilizando como ferramenta o Modelo Kano e algumas de suas variações. Através de pesquisa bibliográfica foram levantados critérios para mensuração da satisfação dos clientes desta modalidade do serviço e posteriormente a opinião do público foi avaliada através de pesquisa de campo, elaborada a partir das diretrizes do modelo. Por fim, é apresentada uma análise por requisito das avaliações dos consumidores, seguida da análise contextual da pesquisa como um todo. Palavras-chave: Inovação; Satisfação do cliente; Modelo Kano; Telefonia Celular.
    • ESTUDO DA DIFUSÃO TECNOLÓGICA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES – TECNOLOGIA WIMAX - PDF.
      Resumo: A gestão da inovação nas empresas tem como importante instrumento de análise os estudos de difusão de tecnologia. A maioria de estudos de difusão, no entanto, envolve análises de fatos passados. Muito mais desafiadores são os estudos prospectivos, sobretudo em setores de alta velocidade de desenvolvimento tecnológico, como é o caso das telecomunicações. Este trabalho tem como objetivo avaliar quais as perspectivas da difusão da tecnologia Wimax no Brasil nos próximos anos. Primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, cujo principal foco foi coletar informações sobre como está se dando essa difusão em outros países. Em uma segunda etapa foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, entrevistando especialistas no assunto para identificar os principais fatores influenciadores de sua difusão com base em quatro eixos principais de análise: direção, ritmo, impactos e fatores condicionantes. Com base nos resultados foi possível fazer um prognóstico do futuro da tecnologia no Brasil e os principais desafios a serem superados. Palavras-chave: Inovação, Difusão de Tecnologia; Telecomunicações; Wimax.
    • UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS DE GESTÃO DAS INCUBADORAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DO MODELO CERNE - PDF.
      Resumo: Este trabalho busca avaliar as práticas de gestão adotadas pelas incubadoras de empresas de base tecnológica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tomando como parâmetro um modelo criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) de atuação para as incubadoras brasileiras, o CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Para a aplicação do estudo, foi elaborado um questionário com base nos processoschave descritos no modelo CERNE 1, que contem práticas exclusivas voltadas para a operacionalização do empreendimento e representa o primeiro nível de maturidade no processo de certificação das incubadoras. A aplicação do questionário e a análise dos resultados explicita o papel do CERNE tanto como norteador para as incubadoras que estão iniciando o processo de incubação, quanto como um sistema de avaliação de práticas de gestão para as incubadoras que já se encontram em regime de incubação há mais tempo.
    • AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ADOTADAS EM NOVOS EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA - PDF.
      Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo das práticas de gestão do conhecimento mais recorrentes em empresas de base tecnológica (EBTs) de origem acadêmica. Uma revisão bibliográfica prévia possibilitou a compreensão do contexto do problema, além de auxiliar na elaboração de um instrumento de coleta de dados. Posteriormente, realizou-se um estudo de cunho exploratório junto a EBTs incubadas ou graduadas em incubadoras de empresas da Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (REINC). Neste âmbito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas nas empresas selecionadas, visando obter indícios de que a gestão do conhecimento nestas organizações é fator crítico para seu sucesso.


    ARTIGOS DE DISCENTES:


    (ainda não constam publicações de artigos discentes neste número)


    RESENHAS, RESUMOS OU ENSAIOS: