Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 11 – 2016/1

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS COMO FERRAMENTA EMPRESARIAL PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÕES VERDES - PDF.
      Resumo: Este trabalho tem como objetivo permitir aos alunos uma análise envolvendo os principais conceitos na área de marketing visto que diante de um cenário global de constantes mudanças e de posse de uma preocupação cada vez maior com a criação e desenvolvimento de produtos as grandes companhias tem buscado uma saída na economia verde. Será apresentado nesse artigo como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode se apresentar como uma ferramenta empresarial para a gestão empresarial moderna e inovação verde em em empresa de papel e celulose e em um mercado de alpargatas. Estudos da ACV foram analisados mostrando benefícios e aplicações nas áreas de planejamento estratégico, produção, processo de desenvolvimento de produtos, pesquisa e desenvolvimento, responsabilidade social e ambiental.

      Palavras-chave: Avaliação do ciclo de vida; Marketing; Inovações verdes Schumpeter;


    • MODELAGEM DE NEGÓCIOS: PROJETO DE UM EMPREENDIMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PET - PDF.
      Resumo: No presente trabalho foi feito um estudo sobre modelos de negócios, com vistas à investigação da estrutura adequada para a criação de uma distribuidora do ramo de produtos veterinários. Para que essa estrutura fosse montada, inicialmente foi realizada uma revisão teórica sobre as concepções de modelos de negócios. Seguiu-se para seleção da abordagem a ser aplicada na empresa. Com o modelo Canvas foi possivel identificar e sistematizar a lógica da empresa para gerar receita e criar valor para o cliente. Posteriormente com a análise SWOT, as possíveis oportunidades e dificuldades do negócio foram avaliadas de forma a contribuir com a melhor estruturação e organização da empresa.

      Palavras-chave: Modelo de negócio; Criação de valor; Análise SWOT.