Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 9 – 2015/1

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • O DESIGN THINKING APLICADO AO FLUXO PERIOPERATÓRIO -A HUMANIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE ELETIVO - PDF.
      Resumo: Independente da complexidade do diagnóstico, a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico é um fator altamente estressor. Apesar dos medos, anseios, e outros diversos problemas relacionados ao processo perioperatório, não existem estudos que abordem a humanização em sua totalidade. A pesquisa utilizou a metodologia do Design Thinking para estudar o fluxo perioperatório do paciente eletivo e desenvolver uma proposta para humanização do mesmo. Foram realizadas 20 entrevistas com profissionais da Saúde envolvidos no perioperatório, 50 horas de observação padronizada em centros cirúrgicos, visitas a 2 hospitais e a revisão da literatura nacional e internacional relacionada. Diversos protótipos foram criados, testados e refinados com os profissionais da Saúde, possibilitando a compreensão das necessidades dos pacientes nos níveis físico, emocional e cognitivo, além da realização de sugestões para humanização do fluxo perioperatório que supram as demandas previamente coletadas. Conclui-se que a metodologia foi adequada para o desenvolvimento da pesquisa, visto que as diversas fontes de investigação utilizadas possibilitaram a compreensão holística do fenômeno e a proposição de soluções alinhadas com o cenário atual da área da Saúde.

      Palavras-chave: Design Thinking; Humanização; Perioperatório;


    • A QUALIDADE NA PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UM CENTRO COMERCIAL JOSEENSE - PDF.
      Resumo: O levantamento, o mapeamento e a documentação de processos e tarefas em uma organização são fundamentais para minimizar desvios, evitar desperdícios de recursos e retrabalho, melhorar os processos e aumentar a qualidade de produtos e serviços. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral sugerir a implantação de uma ferramenta de padronização de tarefas no setor administrativo de um centro comercial de pequeno porte localizado no município de São José dos Campos, São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, bibliográfica e de campo, que utilizou-se, para a obtenção de dados, de entrevistas semiestruturadas individuais realizadas em novembro de 2014 com a diretoria e com a equipe administrativa da Empresa. Funcionários visualizam a necessidade de aprimoramento dos processos envolvendo suas tarefas e sugerem melhorias como: priorização de tarefas; melhor aproveitamento do tempo; foco na tarefa a ser executada; definição de metas e objetivos claros. Foi unânime a percepção de que a padronização de processos é a principal melhoria a ser implantada. Identificou-se que o Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma ferramenta adequada para auxiliar na solução dos problemas levantados pelos respondentes.

      Palavras-chave: processos; padronização; qualidade.


    • SOCIOGRAMA APLICADO A UM HOSPITAL ONCOLÓGICO: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS OPERAÇÕES HOSPITALARES - PDF.
      Resumo: Diante da complexidade de gestão e projeto de operações em saúde, os hospitais, principalmente nos países em desenvolvimento, são considerados como centro dos sistemas de saúde. No contexto da administração pública, tal complexidade é percebida como maior, em razão de dificuldades e limitações referentes à aplicação de conceitos e teorias direcionados ao aumento da eficiência ou à melhoria dos resultados. Buscando avaliar possíveis intervenções de sucesso neste tipo de contexto, o presente artigo tem o objetivo de descrever uma experiência de aplicação do sociograma como ferramental teórico na realidade de um hospital oncológico estadual, num contexto de diagnóstico de suas operações. O método de construção do sociograma é detalhado e como resultados evidencia interações e mecanismos de coordenação lateral à margem da estrutura organizacional formal, além de revelar temáticas centrais de impacto nas operações hospitalares. Portanto, a principal contribuição deste reside nas percepções extraídas deste exercício para compreensão da situação atual de operações hospitalares e suas extrapolações no que concerne ao projeto das mesmas dada a complexidade dos sistemas de saúde.

      Palavras-chave: Estrutura organizacional; Sociograma; Operações hospitalares; Gestão em Saúde.