Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 10 – 2015/2

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • ESTUDO DE CASO E APLICAÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA ANÁLISE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE IDEIAS PARA INOVAÇÃO - PDF.
      Resumo: A inovação é um tema que está cada vez mais presente nas empresas e se torna um fator chave na competitividade das empresas. Um dos aspectos centrais da inovação é a geração de ideias, tanto as que incorporam em inovações radical, quanto as que contribuem para melhorias incrementais nos produtos e processos já existentes. Este trabalho tem como objetivo recuperar e atualizar os princípios de construção identificados por Nunes (2011) para a geração de ideias e, a partir destas orientações, realizar um diagnóstico de uma empresa brasileira de mineração, que vem implantando práticas associadas a geração de ideias nos últimos anos. Alguns resultados puderam ser observados. Além de permitir um diagnóstico relativamente rápido e potente sobre a adoção de práticas afetas aos princípios, o método proposto facilita também a articulação de práticas que podem ser organizadas de maneira a formar um modelo estruturado de gestão, neste caso específico para se gerir ideias, mas que pode facilmente ser desdobrado para outros aspectos de gestão. Além disso, os autores esperam poder contribuir para tornar o framework ainda mais completo, na medida em que cabem adaptações, tornando o método mais robusto e reprodutível. Finalmente, o artigo traz como resultado a possibilidade de explicitar questões importantes a respeito em se manter um meio inovador interno favorável aos tipos de inovações que a organização pode sofrer, tendo o projetista organizacional um papel fundamental neste processo.

      Palavras-chave: inovação, criatividade, geração de ideias, organização;


    • MODELO DE ANÁLISE DA TOMADA DE DECISÃO LOGÍSTICA NO SETOR DE TRANSPORTES: A APLICAÇÃO DE UM MÉTODO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS - PDF.
      Resumo: Este artigo se propõe a aplicar um modelo de tomada de decisão logística para analisar o processo decisório em uma empresa de transporte ferroviário. Selecionado o modelo de referência, a partir de uma revisão sistemática da literatura, o mesmo foi adaptado a realidade do setor ferroviário e, na sequência, aplicado em uma empresa que presta serviço de transporte urbano de passageiros. Investigou-se, em campo, qual a estrutura de tomada de decisão logística da empresa e a abordagem pela qual sua operação logística foi projetada. Conduzida a pesquisa, pode-se evidenciar o entendimento do modelo e de sua aplicabilidade, reforçando como a aplicação de um modelo estruturado de tomada de decisão logística pode trazer benefícios de curto, médio e longo prazo ao projeto e gestão de uma operação.

      Palavras-chave: decisão, logística, transporte, ferroviário.