Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 6 – 2013/2

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • Contribuições da Análise da Atividade para o Projeto Organizacional. Um Estudo de Caso sobre a Avaliação de Desempenho no Setor de Suprimentos de uma Grande Empresa - PDF.
      Resumo: A transição da sociedade industrial para a pós-industrial lança desafios importantes à organização do trabalho. No contexto em que parte significativa do trabalho humano se dá de forma imaterial, na criação de conceitos, ou mesmo na construção conjunta de significado da atividade de trabalho, como no caso do setor de serviços, diminui substancialmente a capacidade do gestor de antecipar o conteúdo do trabalho, ora complexo, e criar procedimentos padronizados para sua realização. Com a variação do conteúdo do trabalho, os tempos de ciclo industriais tem dificuldade em representar a “quantidade” de trabalho realizado, o que dificulta medir sua eficiência através do conceito clássico de produtividade expresso por Volume/unidade de tempo. Nesse contexto, essa pesquisa propõe avaliar a adequação, em relação à realidade da atividade de trabalho, dos parâmetros de desempenho organizacional utilizados na avaliação do trabalho em uma operação da área de compras. Para tanto, foi lançada mão da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para, a partir da compreensão da atividade de trabalho, testar premissas utilizadas no projeto organizacional e identificar outros fatores de interveniência que balizam as estratégias operativas e que teriam sido desconsiderados na elaboração do projeto dos parâmetros de desempenho para avaliação do trabalho. Ao final, a pesquisa aponta uma possibilidade de um projeto organizacional com foco na atividade de trabalho de modo a singularizar a aplicação do projeto às características da área e incorpora na avaliação de trabalho elementos de desempenho estratégico.

      Palavras-chave: Avaliação de desempenho; Produtividade; Projeto Organizacional

    • PLANEJAMENTO DE LAYOUT EM UNIDADE DE SAÚDE BASEADO NO MÉTODO SLP - PDF.
      Resumo: Este artigo apresenta uma aplicação do método de planejamento de layout SLP (systematic layout planning) em uma unidade de saúde. A forma como os espaços estão arranjados fisicamente em uma instalação de serviços é vital para que os fluxos de clientes e materiais se dêem de forma a minimizar o total de transporte improdutivo e a impedir os cruzamentos indesejados destes fluxos. Apesar de projetado para o planejamento de unidades industriais, a transição do método SLP para uma unidade de prestação de serviços de saúde é possível com poucas adaptações. No presente trabalho, realiza-se a aplicação combinada de uma versão do método SLP adaptada para a produção de serviços, com restrição de tempo de aplicação (avançando até a análise PQRS, sem projeções futuras ou dimensionamento de áreas), com a técnica de observação direta. Como resultado do estudo, são produzidas críticas e sugestões de ações, a partir da aplicação do SLP e/ou por meio de observação direta. Tem-se como limitações derivadas da aplicação parcial do SLP, propostas de modificações no layout preliminares, sem orçamentação, por exemplo.

      Palavras-chave: Gestão de Saúde; Operações; Layout; Método SLP