Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia

Revista de Gestão e Operações Produtivas - Ed. UERJ ISSN 2236-0301

 

Edição: Número 1 – 2011/1

 

    ARTIGOS TÉCNICOS:


    • Avaliação e Melhoria de Um Novo Produto Para Iluminação - PDF.
      Resumo: Este trabalho utiliza a ferramenta QFD no desenvolvimento de um produto. Esta ferramenta tem o propósito de traduzir as necessidades dos clientes para os requisitos do produto e, posteriormente, para os estágios da produção. O resultado deste trabalho foi a determinação os requisitos mais importantes para o lançamento de um produto de iluminação e a proposta de melhorias no produto que estava em fase de teste, antes de lançá-lo no mercado.

    • Meta-Modelo para o Dimensionamento da Força de Trabalho - PDF.
      Resumo: A partir do estudo de abordagens quantitativas e qualitativas relacionadas ao planejamento da força de trabalho, estruturou-se um grupo de informações na forma de um meta-modelo, visando contribuir com a tarefa de dimensionamento do quadro profissional das organizações. Este meta-modelo, contempla quatro estilos de governança aplicáveis a um projeto de dimensionamento e as combinações (centralizada ou descentralizada) a serem utilizadas no processo de formalização das decisões dentro das diferentes unidades organizacionais. Também em sua estrutura, consta o sequenciamento necessário para o dimensionamento de pessoal, bem como os diversos elementos que constituem cada uma das etapas. Por fim, sua aplicação leva a construção sistemática de uma base de informações capaz de contribuir para o aumento da assertividade das decisões relacionadas ao planejamento da força de trabalho.


    ARTIGOS DE DISCENTES:


    (ainda não constam publicações de artigos discentes neste número)


    RESENHAS, RESUMOS OU ENSAIOS:


    • A MORAL FLEXÍVEL DA PRODUÇÃO - PDF.
      Resumo:Este ensaio discute a flexibilização da moral nos ambientes organizacionais como resultado da necessária adaptação dos indivíduos aos padrões comportamentais exigidos pelo mundo do trabalho moderno. Inspirado na Teoria do Agir Comunicativo e apoiado na análise de autores selecionados que abordaram os efeitos da racionalização sistemática da vida profissional na formação da sociedade contemporânea, este ensaio tem a intenção de mostrar que as relações sociais nos ambientes profissionais se subordinam a um arcabouço monolítico que reduz, ao invés de ampliar, a capacidade de tolerância de uns em relação aos outros, expurgando impiedosamente aqueles que se mostram inadaptados ao sistema.