DEIN

Depto. de Engenharia Industrial

 

 

Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Engenharia de Produção

Disciplinas

     
 

O conteúdo das disciplinas poderá, durante o curso, sofrer atualizações que reflitam as mudanças de mercado:

Disciplinas Obrigatórias:

 
     

     
   
     

     
 

Competências Gerenciais para Atuação em Projetos

Ementa:

Introdução; Competências e habilidades gerenciais; Desenvolvimento de habilidades; Avaliação de desempenho; Definição de metas; Ferramentas de gestão; Negociação; Liderança; Comunicação nas organizações.

Aspectos Motivacionais:

A qualidade na relação com o outro, associada aos conhecimentos técnicos, constitui requisito, pode-se dizer mais propriamente pré-requisito, para o bom desempenho das organizações, em todos os níveis, mas principalmente para quem exerce funções executivas e gerenciais.
As relações entre as pessoas continuam sendo motivo de grandes conflitos e muitas dificuldades, apesar de todo o progresso alcançado pelo homem. As diferenças de valores, crenças, experiências, percepções e opiniões são tão grandes, quanto diversas são as pessoas que habitam o mundo.
Formar uma equipe de trabalho integrada, motivada, cooperativa e confiante, depende da coesão do grupo em torno de um objetivo comum e do desenvolvimento de competências que habilitem o gestor a relacionamentos éticos com as pessoas, na formação, integração e desenvolvimento de equipes de trabalho.
O reconhecimento e a avaliação de sentimentos e emoções, a possibilidade de administrá-las e capacidade de expressá-las adequadamente nas relações pessoais e empresariais, nos trabalhos em equipes, na resolução de conflitos ou em quaisquer situações de liderança, são competências indispensáveis ao gerente de projeto de sucesso.

Objetivos:

Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica das diferentes competências gerenciais necessárias para ambientes empresariais de constantes mudanças e inovações, por meio da combinação de conceitos teóricos, estudo de casos e experiências práticas em sala de aula, para atuação multidisciplinar na nova cultura empresarial, instância estratégica para o sucesso de um projeto.

Conteúdo Programático:

  • Introdução;
  • Habilidades deficientes no gerenciamento de projetos;
  • Principais habilidades no gestor de projetos;
  • Triângulo de Talentos do PMI;
  • O referencial de competências da IPMA;
  • Como desenvolver funcionários;
  • Delegação eficaz;
  • Como conduzir avaliações de desempenho;
  • Diretrizes para fornecer feedback;
  • Definição de metas e princípios fundamentais;
  • Metas e objetivos como ferramentas de gestão;
  • Auto avaliação - potencial de liderança;
  • Oito papéis de liderança gerencial
  • O papel da comunicação para atuação do líder de projetos;
  • Exemplos de diferenças interculturais na comunicação.

Avaliação:

A nota final da disciplina será composta da seguinte forma:

  • participação em sala de aula;
  • entrega de trabalhos.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

  • QUINN, R. E. et al. Competências Gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.
  • DUBRIN, A.J. Fundamentos de comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 2003.
  • Agile Practice Guide. Project Management Institute, 2017
  • Guia PMBOK®  6ª edição Project Management Institute, 2017
  • IPMA Individual Competence Baseline for project, programme and portfolio management, Version 4.0 IPMA, 2015
 
     

 

     
 

Gestão do Escopo do Projeto

Ementa:

Introdução, Planejar o gerenciamento do Escopo, Coletar os requisitos, Definir o Escopo, Criar a Estrutura Analítica do Projeto, Validar o Escopo, Controlar o Escopo.

Aspectos Motivacionais:

A definição e o controle de escopo são fatores críticos para o sucesso dos projetos. É comum termos acréscimos no escopo dos projetos que geram desvios no seu custo e no seu prazo, podendo impactar também a sua qualidade. O curso destaca os conceitos relacionados ao gerenciamento de escopo do projeto e promove a sua aplicação prática de forma que se possa desenvolver as habilidades necessárias para definir e controlar melhor o escopo do projeto.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar os processos que envolvem a definição e o controle do escopo de um projeto.

Conteúdo Programático:

  • Introdução. 
  • Fundamentos em gestão de projetos. 
  • Escopo do projeto versus escopo do produto. 
  • Planejar o gerenciamento do escopo. 
  • Coletar os requisitos. Definir o escopo. 
  • Criar a Estrutura Analítica do Projeto. 
  • Validar o Escopo. 
  • Controlar o Escopo

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através da participação em sala de aula e da entrega de trabalhos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • HELDMAN, Kim, Gerência de Projetos: Guia para o exame oficial do PMI, Elsevier, 3 a edição, 2006.

  • KERZENER, Harold. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling and Controlling. Wiley, 2005.
  • Agile Practice Guide. Project Management Institute, 2017
  • Guia PMBOK®  6ª edição Project Management Institute, 2017
 
     

     
 

Gestão do Prazo do Projeto

Ementa:

Introdução;Definição e Organização das atividades de um projeto; Técnicas de Sequenciamento das atividades de um projeto; Técnicas utilizadas em estimativas;Estimativas de Recursos de um projeto; Desenvolvimento do Cronograma de um projeto; Controle do Cronograma de um projeto.

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza todos os aspectos metodológicos da Gerência de Prazos abordando frontalmente, dentro do pragmatismo do mundo empresarial e institucional e numa abrangência brasileira e global, a grande dificuldade em se atingir elevada eficiência e eficácia nesta área de conhecimento da Gerência de Projetos.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar a área de conhecimento de Gerência de Prazos com todos os seus processos, desde a definição das atividades componentes do projeto, da cronologia, até o controle e fechamento do mesmo.

Conteúdo Programático:

  • Introdução – O Conceito de Tempo em projetos; A área de conhecimento de Gerência de Prazos inserida no contexto das demais áreas de Gerência de Projetos; Ciclo de vida do projeto versus ciclo de vida do produto; Restrições e Premissas em um projeto; O Plano de Gerenciamento de um Projeto (PGP);
  • Definição das Atividades de um projeto – Como identificar e documentar todas as atividades necessárias e suficientes para a correta execução de um projeto; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Sequenciamento das Atividades de um projeto – Como identificar e determinar a seqüência das atividades, o nível e o tipo de dependência entre as mesmas, definindo-se a rede de atividades do projeto; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas, Quais são as informações geradas.
  • Estimativa de Duração das Atividades de um projeto – Como utilizar métodos empíricos e/ou estatísticos na definição ou estimativa da duração das atividades; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Estimativa de Recursos para as Atividades de um projeto – Como utilizar métodos empíricos e/ou estatísticos na definição ou estimativa dos recursos (equipamentos, pessoal, materiais...), baseada na duração das atividades; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Desenvolvimento do Cronograma – Como elaborar progressivamente a cronologia do projeto; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Controle do Cronograma – Como controlar as mudanças normalmente realizadas no cronograma do projeto; Como mantê-lo efetivo a despeito das mudanças; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.

Avaliação:

Os alunos realizarão um trabalho individual, onde deverá ser utilizado todo o conhecimento adquirido da metodologia e, notadamente, onde deverão ser empregadas as técnicas e ferramentas demonstradas durante o curso. A avaliação deste trabalho valerá 02 (dois) pontos.

A avaliação final consistirá em trabalho em grupo, com base em estudo de caso e desenvolvido em sala de aula, que avaliará a capacidade analítica e aplicação da teoria ministrada em relação à Gerência de Prazos, com valor máximo de 08 (oito) pontos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:
  • Vários autores, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide) , terceira edição, Editora do Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newton Square, PA 19073-3299 USA.
 
     

     
 

Gerência dos Custos do Projeto

Ementa:

Conceitos e definições; Métodos de seleção de projetos; Técnicas de estimativas; Análise de desempenho; Estimativa de custos; Orçamentação; Controle de custos; Relatórios gerenciais; Principais problemas.

Aspectos Motivacionais:

O orçamento estourado constitui um fator de insucesso de projetos de forma geral. O curso destaca os conceitos relacionados ao gerenciamento de custos do projeto e promove a sua aplicação prática de forma que se possa desenvolver as habilidades necessárias para estimar, orçar e controlar melhor os custos do projeto, revertendo as estatísticas de falhas de projetos.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar uma visão global do gerenciamento de custos do projeto, oferecendo subsídios para que se realize o planejamento e o controle dos custos de forma a concluir o projeto dentro do orçamento aprovado.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições: custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, custo do ciclo de vida, custo da qualidade e da não conformidade, custo de oportunidade, custos afundados, custos incorridos;
  • Métodos de seleção de projetos: período de retorno (payback), valor presente líquido, taxa interna de retorno, comparativo, análise de sensibilidade;
  • Técnicas de estimativas: paramétrica, análoga, definitiva, acurácia, razões de falha, aplicação, vantagens e desvantagens;
  • Análise de desempenho: Técnica do Valor Agregado, VA, CR, VP, EPT, ENT, VC, VP, IDC, IDP, IDC C, curva S, regras para avaliação de progresso (50/50, 80/20, 0/100);
  • Os processos de gestão segundo o PMI: Estimativa de custos, Orçamentação e Controle de Custos, entradas, ferramentas e técnicas e saídas;
  • Relatórios gerenciais: Relatório de status, curva S, físico-financeiro;
  • Principais problemas: na estimativa, na orçamentação e no controle, causas de estouro de orçamento, reservas, menor preço;

Avaliação:

Será realizada individualmente em sala de aula uma aplicação prática da TVA, valendo 3 pontos. Como avaliação final, será realizado em sala de aula um trabalho em grupo para aplicação de diversos conceitos abordados, valendo 7 pontos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • KERZNER, Harold, Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. Wiley, 2005
  • HELDMAN, Kim, Gerência de Projetos: Guia para o exame oficial do PMI, Elsevier, 3 a edição, 2006.
  • VARGAS, Ricardo V. Análise do Valor Agregado. Brasport, 3ª edição, 2005.
 
     

     
 

Gerência da Qualidade do Projeto

Ementa:

Conceitos Básicos da Gestão da Qualidade; Planejamento da Qualidade do Projeto; Garantia da Qualidade do Projeto; Controle da Qualidade do Projeto.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos para o gerenciamento da qualidade do projeto, incluindo todos os processos necessários para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido.

Objetivos:

Introduzir os principais processos do gerenciamento da qualidade do projeto e seus conceitos, métodos e técnicas de apoio essenciais, objetivando a gestão da qualidade dos projetos.

Conteúdo Programático:

  • Introduzir os conceitos básicos da gestão da qualidade;
  • Apresentar as ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade mais freqüentemente empregadas nos projetos;
  • Apresentar as ferramentas e técnicas de garantia da qualidade mais freqüentemente empregadas nos projetos;
  • Apresentar as ferramentas e técnicas de controle da qualidade mais freqüentemente empregadas nos projetos;


Avaliação:

A nota final da disciplina será composta da seguinte forma:

  • 40% (quarenta por cento) referentes a exercícios em grupo realizados em sala de aula.
  • 60% (quarenta por cento) referentes ao trabalho individual final.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • JURAN, JM & GRYNA. Juran’s Quality Control Handbook. New York: McGraw-Hill Inc, 1986 KUME, Hitoshi. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade.1 ed. São Paulo: Editora Gente, 1993.
  • JURAN, J.M. Juran na liderança pela Qualidade. 2. Edição. São Paulo: Livraria Editora Pioneira , 1993 MONTGOMERY, Douglas C. Introduction to Statistical Quality Control. 2 ed. Canadá: John Wiley & Sons, 1991.
 
     

     
 

Gerência de Recursos Humanos

Ementa:

Introdução.Planejar o Gerenciamento dos Recursos. Estimar os recursos das atividades, Adquirir recursos, Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe, Controlar os recursos.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina de Gerenciamento de Recursos Humanos permite que o aluno aplique os conceitos e desenvolva uma visão integrada e abrangente da gestão dos recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Será dada uma ênfase a equipe do projeto, pois o gerente de projetos deve estar ciente e ter a preocupação constante de que as pessoas são imprescindíveis para o atendimento dos objetivos do projeto e da empresa. Permitirá o conhecimento de teorias de motivação, visando a sua aplicação de acordo com o perfil da equipe de trabalho e da cultura da empresa.

Enfim, a disciplina de Gerenciamento de Recursos fornece aos alunos ferramentas e conceitos básicos que auxiliam a tomada de decisão e gestão, para que os recursos certos estejam disponíveis para o gerente do projeto e a sua equipe na hora e lugar certos.

Objetivos:

Desenvolver uma visão moderna da Administração de Recursos e promover a especialização de profissionais em Gerenciamento de Projetos para atuarem e ampliarem sua visão, demonstrando-lhe que uma boa gestão de Recursos favorece o atendimento dos objetivos do projeto e do negócio.

Conteúdo Programático:

Introdução. O novo paradigma da Economia do Conhecimento. A Gerência dos Recursos e seus processos. Planejar o Gerenciamento dos Recursos. Matriz de Responsabilidades. Funções, papéis e responsabilidades. Estimar os recursos das atividades. Tipos de estimativas. Adquirir os Recursos. Equipes virtuais. Home-office. Percepção. Desenvolver a Equipe. Treinamento. Motivação. Gerenciar a Equipe. Estilos de gerenciamento. Poder. Etnocentrismo. Conflito. Cultura Organizacional. As vantagens do trabalho em equipe. Controlar os recursos. Análise de alternativas. Custo-Benefício.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através da participação em sala de aula e da entrega de trabalhos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • Guia PMBOK®  6ª edição Project Management Institute, 2017
  • Agile Practice Guide. Project Management Institute, 2017.
  • MILKOVICH, G. T. and BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, 2000.
 
     

     
 

Gestão da Comunicação em Projetos 

Ementa:

Conceitos de Comunicação; Modelo de Comunicação; Plano de Comunicação; Distribuição das Informações; Relato de Desempenho (Tendências); Análise dos Stakeholders (Envolvidos nos projetos

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza os instrumentos de comunicação tanto pelo ponto de vista comportamental como sua aplicação prática na gestão dos projetos. Através da apresentação de benchmarkings demonstra os problemas existentes de Comunicação em projetos tanto à nível nacional quanto internacional. O entendimento dos Processos de Comunicação auxiliam a identificar a sua importância no sucesso dos projetos

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar uma visão global da Comunicação em Projetos, de acordo com os padrões do PMI(Project Management Institute), de modo a permitir melhor compreensão de sua aplicação prática.

Conteúdo Programático:

Conceitos de Comunicação; Filtros e Barreiras de Comunicação; Perfis de Comportamento; Planejamento da Comunicação; Integração e liderança no contexto da Comunicação; Comunicação e Mudanças; Distribuição das Informações; Relato de Desempenho das atividades do projeto e tendências; Como ter uma comunicação mais efetiva; Gerenciamento dos Stakeholders do Projeto; A Comunicação ao longo do ciclo de vida do projeto.

Avaliação:

A avaliação final consistirá em trabalho em grupo, que avaliará a capacidade analítica e aplicação da teoria ministrada em relação a um estudo de caso aplicado em sala de aula, com valor máximo de 09 (nove) pontos.A freqüência e participação ativa em sala de aula serão avaliadas, com valor máximo de 01(um) ponto.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

  • Vários autores, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide) , terceira edição, Editora do Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newton Square, PA 19073-3299 USA.
  • HARVEY, R. and MICHAEL, F. Por que as equipes não funcionam. O que não deu certo e como torná-las criativas e eficientes.
 
     

     
 

Gestão dos Riscos em Projetos

Ementa:

Planejamento da gerência de risco em projetos; Identificação de riscos; Análise qualitativa de riscos; Análise quantitativa de riscos; Planejamento de resposta aos riscos e Monitoramento e controle de resposta aos riscos.

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza os instrumentos de identificação e análise de riscos tanto com sua aplicação prática na gestão dos projetos. Através da apresentação de benchmarkings demonstra os problemas existentes de Riscos em projetos tanto à nível nacional quanto internacional. O entendimento dos Processos de Riscos auxiliam na detecção antecipada e na taxa de sucesso dos projetos.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar uma visão global de Riscos em Projetos, de acordo com os padrões do PMI(Project Management Institute), de modo a permitir melhor compreensão de sua aplicação prática.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de Riscos
  • Diferentes categorizações
  • Perfis de Resposta ao Risco
  • Planejamento da Comunicação 
  • Planejamento da gerência de risco em projetos
  • Identificação de riscos
  • Análise qualitativa de riscos
  • Análise quantitativa de riscos
  • Planejamento de resposta aos riscos e
  • Monitoramento e controle de resposta aos riscos

Avaliação:

A avaliação final consistirá em trabalho em grupo, que avaliará a capacidade analítica e aplicação da teoria ministrada em relação a um estudo de caso aplicado em sala de aula, com valor máximo de 09 (nove) pontos. A freqüência e participação ativa em sala de aula serão avaliadas, com valor máximo de 01(um) ponto.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • Vários autores, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide) , terceira edição, Editora do Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newton Square, PA 19073-3299 USA.
  • BARALDI, P. Gerenciamento de Riscos. Editora Campus.
 
     

     
 

Gerência de Aquisições e Contratos em Projetos

Ementa:

Introdução; Planejamento das Aquisições; Planejamento de Contratação; Seleção de Fornecedores; Obtenção das Propostas; Administração de Contratos; Encerramento de Contratos.

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza todos os aspectos metodológicos da Gerência de Aquisições abordando frontalmente, dentro do pragmatismo do mundo empresarial (área privada) e institucional (área pública) e numa abrangência brasileira e global todas as facetas de uma área de conhecimento, essencial à Gerência de Projetos, considerada, por muitos, como burocrática e, portanto pouco interessante ou importante.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar a área de conhecimento de Gerência de Aquisições, com todos os seus processos, desde o Plano Inicial de Aquisições do projeto até a Administração e Encerramento de Contratos.

Conteúdo Programático:

  • Introdução – Conceitos a serem empregados; O Papel do Gerente de Projetos na Gerência de Aquisições; Estruturas centralizadas ou descentralizadas de compras e sua influência na Gerência de Aquisições.
  • Planejamento das Aquisições – O que comprar, onde, quando e com quem; Fazer ou Comprar; Identificar o mercado e os potenciais fornecedores; Quais os tipos de contratos; Escopo da Contratação; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Planejamento da Contratação – Que documentos serão usados para suportar a seleção de prováveis fornecedores; Que requerimentos a serem considerados; Como ativar a concorrência; Que critérios de avaliação considerar; As Licitações; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Obtenção das Propostas e Contratação – Obter informação dos fornecedores a partir dos documentos de compra divulgados; Como organizar esta informação; Como qualificá-la de forma a atender objetivamente aos objetivos do escopo definido para a contratação; Como realizar a negociação; Quais os tipos de negociação; Quais são as armadilhas da negociação; O contrato assinado; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Administração de Contratos – A Gerência Física, Financeira, Ética e Legal dos contratos assinados de forma a garantir o cumprimento dos objetivos do projeto ( Produto gerado, preços, prazo, qualidade, recursos, riscos....); Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.
  • Encerramento de Contratos – Quando e como encerrar ética e legalmente um contrato; cuidados formais no encerramento de projetos associados a contratos de fornecimento; Quais são as informações requeridas; Ferramentas e Técnicas utilizadas; Quais são as informações geradas.

Avaliação:

Os alunos realizarão um trabalho individual, onde deverá ser utilizado todo o conhecimento adquirido da metodologia e, notadamente, onde deverão ser empregadas as técnicas e ferramentas demonstradas durante o curso. A avaliação deste trabalho valerá 02 (dois) pontos. A avaliação final consistirá em trabalho em grupo, com base em estudo de caso e desenvolvido em sala de aula, que avaliará a capacidade analítica e aplicação da teoria ministrada em relação à Gerência de Aquisições, com valor máximo de 08 (oito) pontos.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:
  • Vários autores, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide) , terceira edição, Editora do Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newton Square, PA 19073-3299 USA.
 
     

     
 

Gerência da Integração em Projetos

Ementa:

Desenvolvimento do termo de abertura do projeto; Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar; Desenvolvimento do Plano de gerenciamento do Projeto; Execução do Plano do Projeto; Monitoramento e controle do trabalho do projeto; Controle Geral de Mudanças;Encerramento do projeto. Navegando na interface do Microsoft Project; Iniciando um novo projeto no Microsoft Project; Incluindo e modificando tarefas; Incluindo a duração ou estimativas de trabalho; Incluindo a dependência entre as tarefas; Especificando e alocando recursos; Otimizando o agendamento; Criando e modificando visões e relatórios; Incluindo e rastreando o progresso do projeto.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina enfatiza a apresentação da Gerência de Integração de Projeto que inclui os processos requeridos para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Ela envolve fazer compensações entre objetivos e alternativas eventualmente concorrentes, a fim de atingir ou superar as necessidades e expectativas. Além disso, a ferramenta MS-Project é apresentada como recurso para o planejamento e controle de execução de projetos.

Objetivos:

Sensibilizar, motivar, instrumentar e capacitar os alunos para os conceitos e práticas da gerência de projetos. Espera-se que ao final da disciplina, eles conheçam as técnicas e ferramentas para a concepção, planejamento, implementação, controle e conclusão atividades de integração de projetos.

Conteúdo Programático:

  • Desenvolvimento do termo de abertura do projeto;
  • Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar;
  • Desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto;
  • Execução do plano do projeto.
  • Monitoramento e controle o trabalho do projeto;
  • Controle geral de mudanças;
  • Encerramento do projeto.
  • Iniciando um novo projeto no MS-Project
  • Colocar e modificar tarefas
  • Programar tarefas
  • Especificar e alocar recursos
  • Otimizar o cronograma
  • Usar e modificar consultas e relatórios
  • Inserir medições e acompanhar o progresso

Avaliação:

Os alunos realizarão uma avaliação escrita ao final da disciplina.

Carga Horária: 15 horas/aula.
Bibliografia:
  • Vários autores, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide) , terceira edição, Editora do Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newton Square, PA 19073-3299 USA.
  • VARGAS, Ricardo. V. Microsoft Office Project 2003 Standard, Professional & Server. Rio de Janeiro, Brasport, 2004.
 
     

     
 

Gerenciamento das Partes Interesadas em Projetos 

Ementa:

Identificar as partes interessadas no projeto;como planejar o gerenciamento das partes; a ação de gerenciamento e os controles das ações desenvolvidas pelas partes.

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Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza os instrumentos de formulação de um Plano de Gerenciamento. Analisa o uso de ferramentas descritas no PMBOK.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar ferramentas que ajudem a identificar e gerenciar todos os envolvidos com o projeto.

Conteúdo Programático:

  • Identificar as partes interessadas no projeto;
  • Planejar o gerenciamento das partes;
  • Gerenciar as partes interessadas;
  • Controlar as partes interessadas.

Avaliação:

Os alunos realizarão uma pesquisa em textos e artigos onde deverão desenvolver uma análise. A avaliação deste trabalho valerá 02 (dois) pontos.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

  • PPMBoK 5ª Ed. Pensylvania: PMI 2013.
 
     

     
 

Análise Econômica de Projetos

Ementa:

Fluxo de caixa incremental do projeto; Viabilidade econômica do projeto; Seleção de projetos; Programação econômico-financeira do projeto.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina aborda as projeções de origens e aplicações de recursos de um projeto e explora o emprego das projeções de fluxo de caixa para a análise de viabilidade econômica, assim como para a seleção de projetos.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar metodologias para a análise econômica de projetos e para avaliação do fluxo de fundos de um projeto .

Conteúdo Programático:

  • Fluxo de caixa incremental do projeto. Fluxo de caixa operacional, fluxo de investimentos e de capital de giro.
  • Viabilidade econômica do projeto. Técnicas: payback, taxa interna de retorno, valor presente líquido.
  • Seleção de projetos. Projetos mutuamente excludentes. Seleção sob restrição de capital.
  • Programação econômico-financeira do projeto. Principais orçamentos. Origens e aplicações de recursos.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados por intermédio de uma prova ou um trabalho em grupo.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

  • BRITO, Paulo, Análise e Viabilidade de Projetos de Investimentos. Atlas, 2003

  • BUARQUE, Cristóvam, Avaliação Econômica de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

 
     

     
 

Escritório de Projetos

Ementa:

Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocráticas às organizações em rede; Tipologias de Estruturas Organizacionais (Funcionais, Divisionais, Multi-Divisionais , Holding, Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modelagem Estrutural, Cenários Futuros. Gestão nas organizações contemporâneas.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina é voltada para o desenvolvimento de p rofissionais que atuam gerenciando projetos, uma carteira de projetos ou programas em suas organizações ou que tenham interesse em conhecer a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é a apresentação de modelos de arquiteturas organizacionais para a contextualização da gestão de projetos através do conhecimento de técnicas e práticas da Gerência de Projetos propostas pelo PMBOK (Project Management Body Of Knowledge) do PMI.

Conteúdo Programático:

  • A gerência de projetos nas organizações
  • Razões que justificam a implantação de um Escritório de Projetos
  • Estratégias de implantação de um Escritório de Projetos
  • Escritório de Projetos x Arquitetura organizacional
  • Papéis e responsabilidades dos diferentes atores no gerenciamento de projetos.
  • Metodologia e Ferramentas de Gerenciamento dos Escritórios de Projetos - melhores práticas e tecnologias

Avaliação:

Os alunos realizarão uma avaliação escrita ao final da disciplina.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

  • DINSMORE, Paul Campbell; CAVALIERI, Adriane. Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

  • KERZNER, Harold. Gestão de Projetos – As Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

 
     

     
 

Processos Decisórios em Projetos 

Ementa:

Introdução à tomada de decisão em projetos; Modelos decisórios racionais: a economia clássica; Modelos de tomada de decisão comportamental; Modelos de tomada de decisão organizacional; Modelos de tomada de decisão naturalística; Heurísticas e vieses; Heurísticas rápidas e frugais; Teoria do processamento dual; Sensemaking; Framing.

Aspectos Motivacionais:

No decorrer do curso são apresentados diversos problemas ligados a tomada de decisão e seus processos. Discute-se a escolha das varáveis de decisão e juntamente com as restrições impostas pelos problemas, procura-se encontrar um modelo matemático o mais fiel possível ao problema a ser resolvido. 

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar, discutir, analisar e equacionar problemas de tomada de decisão bem como os principais métodos utilizados para tal.

Conteúdo Programático:

  • Introdução à tomada de decisão em projetos;
  • Modelos decisórios racionais: a economia clássica;
  • Modelos de tomada de decisão comportamental;
  • Modelos de tomada de decisão organizacional;
  • Modelos de tomada de decisão naturalística;
  • Heurísticas e vieses;
  • Heurísticas rápidas e frugais;
  • Teoria do processamento dual;
  • Sensemaking;
  • Framing.

Avaliação:

Ao final do curso, os alunos deverão apresentar o equacionamento e a resolução de um processo decisório. O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Bibliografia:

    • BEACH, L. R., 1997, The Psychology of Decision Making: People in Organizations. California, SAGE Publications.
    • CURSEU, P. L., VERMEULEN, P. A. M., 2008, Entrepreneurial Strategic Decision- Making: A Cognitive Perspective. Edward Elgar Publishing.
    • GIGERENZER, G., SELTEN, R., 2001, Bounded Rationality: The Adaptive Toolbox. MIT Press.
    • HARRISON, E. F., 1999, The Managerial Decision-making Process. Boston, MA, Houghton.
    • HODGKINSON, G. P., STARBUCK, W. H., 2008, The Oxford Handbook of Organizational Decision Making. Oxford University Press, USA.
    • KAHNEMAN, D., TVERSKY, A., 2000, Choices, Values and Frames. Cambridge University Press.
    • SHAPIRA, Z., 1997, Organizational decision making. Cambridge, UK, Cambridge University Press.
    • SPIEGEL, T., 2011, O processo cognitivo e a tomada de decisão: articulações necessárias. Dissertação de Mestrado, PEP/UFRJ, Rio de Janeiro.
    • ZSAMBOK, C., KLEIN, G., 1997, Naturalistic decision making. Mahwah, Nova Jersey, Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
 
     

     
 

Metodologia da Pesquisa

Ementa:

Conhecimento científico; Tipos de trabalhos científicos; Processo de investigação; Projeto de Pesquisa e Monografia.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos para a realização de seus processos de investigação. O estudo metódico e sistematizado de cunho bibliográfico é a principal fonte de criatividade para a elaboração de trabalhos autorais. Diferentemente dos processos em que, por um lado, ocorre a busca de informação para que seja efetuada uma compilação linear e cumulativa, ou dos trabalhos de aplicação de conhecimento, oriundos da utilização prática de ferramentas analíticas ou empíricas aprendidas em disciplinas dos cursos, o que se pretende é orientar os alunos para o processo de investigação gerador de conhecimento. Dessa forma, as teorias em vez de justaporem-se umas às outras, intercalam-se e interseccionam-se, gerando áreas de conhecimento transcendentes que poderão ser aplicadas a contextos reais, problematizados, gerando questões inovadoras de natureza exploratória. Objetiva-se assim, mais o amadurecimento profissional dos alunos (através de sua orientação para a independência intelectual) do que o resultado objetivo e concreto do estudo da Metodologia da Ciência.

Objetivos:

Introduzir conceitos, métodos e técnicas de investigação metódica e sistematizada, objetivando a produção intelectual dos alunos em trabalhos científicos básicos que tenham cunho autoral.

Conteúdo Programático:

  • Características do pensamento e do conhecimento científicos.
  • Tipos de trabalhos científicos.
  • Processo de investigação e estudo metódico.
  • Tema, problema e tese.
  • Técnicas de pesquisa.
  • Artigos de revisão e artigos científicos.
  • Projeto de Pesquisa e Monografia.

Avaliação:

Média aritmética de dois trabalhos individuais: Artigo de Revisão Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.

Carga Horária: 60 horas/aula.

Bibliografia:

  • SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
  • GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1996.