DEIN

Depto. de Engenharia Industrial

 

Pós-Graduação em Engenharia Econômica

Disciplinas

 

     
 

O conteúdo das disciplinas poderá, durante o curso, sofrer atualizações que reflitam as mudanças de mercado:

Disciplinas Obrigatórias:

 

 
     

     
 

Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva 

Ementa:

Fundamentos, análise do ambiente de negícios, estratégia como planejamento, dinâmica competitiva, estratégia de operações, processo estratégico, inovação.

Aspectos Motivacionais:

A dramática competitividade vem trazendo, em seu bojo, uma profunda redefinição do mercado a partir da comprovação, cada vez mais forte, de que as necessidades do cliente poderão ser realizadas “a qualquer tempo”, “em qualquer lugar” e principalmente “sob formas individualizadas”.Isto, conduz a uma redefinição das estratégias do relacionamento das organizações com o mercado, não somente, através da maior velocidade na introdução de novos produtos, mas, principalmente, na valorização do cliente como fim, último, de toda organização.Uma empresa totalmente voltada para o cliente significa uma organização em que a estrutura hierárquica, os processos e as pessoas interagem em uma base harmônica tendo como objetivo comum, a prestação do melhor serviço ao cliente. O diferencial reside cada vez mais em atender melhor as necessidades do mercado. Desta forma, são necessárias estratégias inovadoras que alavanquem a competitividade.

Objetivos:

Apresentar os principais elementos que norteiam as estratégias adotadas pelas empresas como diferenciais competitivos.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentos: percepções de estratégia empresarial: plano, posição, perspectiva, estratagema, padrão. O ambiente e a formação da estratégia;
  • Explorando a ideia de estratégia como “posição”: análise do ambiente e modelo de análise da indústria, Rede de Valor. Posicionamento competitivo: a cadeia de Valor, a visão-baseada-em-recursos, o conceito de Modelo de Negócio;
  • Explorando a ideia de estratégia como “planejamento”: o mapeamento da estratégia, o desdobramento em planejamento formal, críticas ao planejamento estratégico;
  • Dinâmica competitiva. Ameaças e ações defensivas. Comprometimento e incerteza;
  • Estratégia de Operações: articulação de decisões em cima dos elementos de operações;
  • O processo estratégico concreto nas organizações. Ambiente, cultura, política e o papel da liderança;
  • Estratégia e ambiente: análise da estratégia em nível nacional e sistema nacional de inovação;
  • Inovação e Estratégia: implicações para o nível da firma (oferta e demanda tecnológica), o dilema do inovador, vantagem competitiva com base em estratégia tecnológica.

Avaliação:

A nota final da disciplina será auferida através de uma prova.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  1. CHRISTENSEN, C. The Innovator\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\'s Dilemma When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business School Press, 1997 (TRADUZIDO)
  2. GHEMAWAT, P. – Strategy and the Business Landscape. Reading, MA: Addison-Wesley, 1999. (TRADUZIDO)
  3. MINTZBERG, H. e QUINN, J.B.(eds) – The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases, Prentice-Hall International, Third Edition, London, 1996. (TRADUZIDO)
  4. MINTZBERG, H. – The Rise and Fall of Strategic Planning, Prentice Hall, New York, 1994.
  5. PORTER, M. - Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, The Free Press, New York, 1980. (TRADUZIDO)
  6. PORTER, M. - Competitive Advantage, The Free Press, New York, 1985. (TRADUZIDO)
  7. PORTER, M. - The Competitive Advantage of Nations, The Free Press, New York, 1990. (TRADUZIDO)
 
     

     
 

Avaliação de Empresas

Ementa:

A Sociedade empresarial e seus tipos; Teoria da agência (agency) e governança corporativa; Análise de demonstrações financeiras; Método do fluxo de caixa descontado; .

Aspectos Motivacionais:

O curso pretende apresentar, dentro dos limites temporais estabelecidos, a aplicação de critérios de decisão do investidor que atua nos diversos mercados financeiros, seja administrando o próprio patrimônio, ou exercendo uma função profissional, como administrador financeiro.

Objetivos:

Esta disciplina pretende desenvolver no aluno a capacidade de fundamentar decisões dento da noção de racionalidade econômica.

Conteúdo Programático:

1. A Sociedade empresarial e seus tipos;

2. Teoria da agência (agency) e governança corporativa;

3. Análise de demonstrações financeiras;
a. Estrutura das demonstrações financeiras;
b. Análise vertical e horizontal;
c. Análise de índices econômicos e financeiros. Estrutura de capital, liquidez, atividade e rentabilidade. Identidade de Du Pont;
d. Cálculo da necessidade de capital circulante líquido; e. Valor econômico (EVA);

4. Método do fluxo de caixa descontado;
a. Estimativa da taxa de desconto.
b. Risco e retorno. CAPM e WACC;
c. Determinação do valor da perpetuidade;
d. Projeção do fluxo de caixa e. Cálculo do valor.

Avaliação:

O modelo de avaliação será acordado com a turma nos primeiros dias de aula.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • COPELAND, Tom. KOLLER, Tim. MURRIN, Jack. Avaliação de Empresas - Valuation. São Paulo: MAKRON Books, 2000, 521 p.
  • DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2001, 630 p.
  • PÓVOA, Alexandre. Valuation: Como Precificar Ações. São Paulo: 2004, 373 p.
  • MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: Abordagem Básica e Gerencial. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1995, 463 p.
 
     

     
 

Análise de Projetos de Investimentos

Ementa:

Introdução; Viabilidade econômica de projetos; Seleção de projetos; Análise de riscos em projetos.

Aspectos Motivacionais:

A tomada de decisões quanto a novos projetos de investimento é crucial nos destinos de uma empresa. Quanto maior o porte do projeto, maior é a necessidade de uma análise detalhada da rentabilidade do projeto, da importância dos riscos nos resultados projetados e das alternativas existentes ao projeto. A disciplina de Análise e Avaliação de Projetos tem como objetivo fornecer ao aluno ferramentas para análise de viabilidade econômica e para seleção de projetos, tornando-o, assim, apto a tomar decisões de investimento em projetos sob o ponto de vista econômico.

Objetivos:

Analisar a viabilidade econômica de um projeto;comparar projetos de investimento com o intuito de maximizar os resultados esperados; analisar os riscos envolvidos e suas implicações quanto aos retornos esperados.

Conteúdo Programático:

Introdução: Classificação dos projetos; fluxos de caixa de um projeto; Viabilidade econômica de projetos: técnicas de análise de viabilidade, seus prós e seus contras; Seleção de projetos: técnicas de seleção de projetos, seus prós e seus contras; Análise de riscos em projetos: noções de riscos de projetos; análise de sensibilidade; análise de cenários; combinação de cenários; noções de opções reais.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através de um trabalho envolvendo a análise de um ou mais projetos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia (Complementar):

  • Bordeaux-Rêgo, R.; Pereira Paulo, G.; Spritzer, I. M. P.; Zotes, L. P. Viabilidade Econômico-financeira de Projetos. FGV Editora, 2006.
  • Abreu Filho, J. C. F.; Souza, C. P.; Gonçalves, D. A; Cury, M. V. Q. Finanças Corporativas. FGV Editora. 8a. Edição. 2006.
  • Samanez, C. P. Gestão de Investimentos e Geração de Valor. Ed. Pearson. 2007.
 
     

     
 

Microeconomia

Ementa:

Demanda, Oferta e o Equilíbrio de Mercado; Teoria das Elasticidades; Políticas Governamentais: Tributação e Políticas de Preços; Teoria da Produção; Custos de Produção; Estruturas de Mercado.

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza a avaliação dos determinantes das demandas e ofertas de mercado e da influência dos tipos de mercado na formulação de estratégias empresariais, de políticas de preço, bem como a relação desse com a estrutura de custos das empresas.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é permitir os alunos desenvolverem considerações de estratégias empresariais, a partir da compreensão do tipo de mercado em que uma empresa atua e das especificidades das relações entre a demanda e a oferta de bens e serviços para o mercado em estudo.

Conteúdo Programático:

  • Demanda: determinantes da demanda, relação entre quantidade demandada e preço, demais determinantes da demanda (preço de bens substitutos e complementares, renda do consumidor, hábitos de consumo);
  • Oferta: determinantes da oferta, curva de oferta;· Equilíbrio de mercado: preço e quantidade de equilíbrio entre demanda e oferta, deslocamentos das curvas de demanda e oferta;
  • Elasticidades: definição interpretação algébrica, interpretação geométrica, os diversos tipos de medidas de elasticidades, fatores que afetam a elasticidade preço da demanda;
  • Tributação e políticas de preço: imposto sobre vendas, imposto específico, imposto ad valorem, subsídio, política de preço mínimo;
  • Teoria da Produção: processos produtivos, função produção, função produção de curto prazo, função produção de longo prazo, produto total, produtividade média, produtividade marginal, Lei dos Rendimentos Decrescentes, isoquantas, rendimentos de escala;
  • Custos de produção: diferença entre custos econômicos e custos contábeis, classificação dos custos, custos de curto prazo, custos de longo prazo;
  • Estruturas de mercado: objetivo da firma, mercado de concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, índice de concentração econômica, teoria dos jogos/ economia da informação.

Avaliação:

Ao fim do curso, será aplicada uma prova escrita que abordará questões objetivas e subjetivas.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

VASCONCELLOS, Marco Antonio S.. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2000.

 
     

     
 

Macroeconomia

Ementa:

Contas Nacionais; Mercado de Bens e Serviços; Mercado Monetário; Modelo IS-LM e a Demanda Agregada da Economia; Setor Externo e Políticas Cambiais; Análise de Conjuntura.

Aspectos Motivacionais:

O curso enfatiza os instrumentos de política econômica (fiscal, monetária e cambial) e suas conseqüências sociais, considerando essencial para o processo decisório o entendimento das freqüentes mudanças que acontecem na economia e como essas mudanças podem afetar o cotidiano do mundo empresarial.

Objetivos:

O objetivo geral da disciplina é apresentar uma visão global do funcionamento das economias capitalistas modernas, de modo a permitir melhor compreensão dos problemas macroeconômicos e das políticas necessárias a sua superação.

Conteúdo Programático:

  • Contas Nacionais: Principais agregados macroeconômicos e identidades fundamentais;
  • Mercado de Bens e Serviços: Hipóteses sobre suas principais variáveis (consumo, poupança, investimento, gastos do governo, exportações e importações); os estoques e a dinâmica macroeconômica; equilíbrio no curto prazo; derivação da curva IS e seus deslocamentos, multiplicador Keynesiano.
  • Mercado Monetário: Conceito e funções; oferta de moeda; multiplicador monetário, demanda de moeda; hipóteses sobre as principais variáveis; equilíbrio no curto prazo; derivação da curva LM e seus deslocamentos.
  • Modelo IS-LM e a Demanda Agregada: equilíbrio simultâneo nos mercados monetário e do produto; derivação da demanda agregada; políticas fiscais e monetárias e seus efeitos.
  • Setor Externo e Políticas Cambiais: Balanços de Pagamentos; hipóteses sobre as principais variáveis; equilíbrio do Balanço de Pagamentos; derivação da curva BP e seus deslocamentos.
  • Análise de conjuntura: o efeito de políticas fiscais, monetárias e cambiais em uma economia aberta, em regime de câmbio fixo e de câmbio flutuante.

Avaliação:

Os alunos receberão textos referentes aos estudos de caso a serem discutidos em sala de aula, onde serão avaliados a participação e interesse do aluno no tema e a compreensão dos assuntos abordados. A avaliação da participação do aluno valerá 02 (dois) pontos.A avaliação final consistirá em trabalho em grupo que avaliará a capacidade analítica e aplicação da teoria ministrada em relação à análise conjuntural da economia brasileira, com valor máximo de 08 (oito) pontos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • VASCONCELLOS, Marco Antonio S.. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas,
    2000.
  • SILVA, J.C.Ferreira da, Modelos de Análise Macroeconômica. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
 
     

     
 

Mercados e Ativos Financeiros

Ementa:

Introdução; Operações com títulos de renda fixa; Operações com títulos de renda variável; Derivativos.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina objetiva preparar o aluno para o entendimento de questões relacionadas à gestão financeira e econômica de empresas. Para tal, os alunos serão expostos ao ambiente empresarial, buscando compreender os demonstrativos financeiros, e deles extrair os dados necessários à análise do desempenho das empresas. Especial atenção será dada à análise de investimentos, levando em conta o risco e o retorno dos projetos. Também será estudada a moderna teoria de carteiras, objetivando a otimização da seleção de investimentos.

Objetivos:

  • Identificar o papel e a importância da análise financeira no planejamento e controle gerencial;
  • Interpretar demonstrativos contábeis;
  • Analisar o risco econômico e financeiro.

Conteúdo Programático:

  • Introdução:
    • Mercados financeiros e sua função econômica;
    • Ativos reais vs. Ativos financeiros;
    • Tipos de ativos financeiros: Títulos de dívida e de participação. Contratos derivativos;
    • Segmentação de mercados;
    • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional
  • Operações com títulos de renda fixa:
    • A taxa de juros. Formação e principais índices financeiros;
    • Classificação dos títulos de renda fixa;
    • Avaliação de títulos de renda fixa pré e pós-fixada;
    • Estratégias operacionais;
  • Operações com títulos de renda variável:
    • Valores mobiliários. Ações, espécies e classes. Direitos das ações e dos acionistas;
    • Avaliação de ações pelo modelo de Gordon e por múltiplos de mercado;
  • Derivativos:
    • Contratos futuros e a termo; Avaliação dos preços a termo e a futuro;
    • Estratégias operacionais. Cobertura de risco (Hedge) 4.3) Opções. Avaliação e estratégias operacionais;

Avaliação:

A avaliação será feita através de uma prova e de trabalhos complementares.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003, 400 p.
  • BODIE, Zvi. KANE, Alex. MARCUS, Alan J. Fundamentos de Investimentos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2000, 632 p.
  • SECURATO, José Roberto (coord.) et al. Cálculo Financeiro das Tesourarias - Bancos e Empresas. 2 ed. São Paulo: Saint Paul Institute of Finance Editora, 2000, 447 p.
  • JONES, Charles P.. Investments. Analysis and management. 8th edition. Berkeley: John Wiley and Sons, Inc, 2002, 628 p.
 
     

     
 

Contabilidade Básica para a Tomada de Decisão

Ementa:

Contabilidade Financeira; Relatórios Contábeis: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Aspectos Motivacionais:

A contabilidade é o coração de qualquer atividade, seja como ou sem fins lucrativos. Sem um sistema de informação contábil adequado, qualquer tipo de atividade terá sérios problemas de continuidade, notadamente em um mercado de alta concorrência existente atualmente.

Objetivos:

Possibiltar ao participante noções de como a contabilidade pode possibilitar a mensuração do desempenho de uma empresa.

Conteúdo Programático:

  • Contabilidade Financeira; 
  • Princípios fundamentais de contabilidade;
  • Relatórios Contábeis: Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
  • Grupos de contas do balanço patrimonial - ativo;
  • Grupos de contas do balanço patrimonial - passivo;
  • Variações do patrimônio líquido..

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através da participação em sala de aula, aplicação de testes e da entrega de trabalhos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo, Editora Atlas, 2000.
  • LINS, Luiz dos Santos, et all. Fundamentos de Contabilidade. Estrutura, Classificação e Análise. Rio de Janeiro, Editora Thomson Pioneira, 2008.
 
     

     
 

Gestão de Custos

Ementa:

Gestão de Custos, Sistema Gerencial; Classificação de Gastos; Custeio por Absorção x Custeio ABC; Margem de Contribuição; Ponto de Equilíbrio; Exercícios e estudo de casos.

Aspectos Motivacionais:

A contabilidade de custos está presente em todas as empresas e apresenta-se como uma das principais ferramentas de gestão empresarial. Em mercados competitivos, uma das poucas maneiras de aumentar a lucratividade é a redução de custos, tendo em vista que um aumento de preços gera uma retração no volume de vendas.

Objetivos:

O módulo abordará a Contabilidade como um instrumento de decisão, começando com os conceitos e informações básicas das demonstrações contábeis até a análise do desempenho através da gestão de custos.

Conteúdo Programático:

  • Introdução. 
  • A evolução da relação "custos e preço" no Brasil. 
  • O conceito da Cadeia de Valor.
  •  Identificação de processos que agregam valor ou que possam necessitar de redesenho.
  • Departamentalização. 
  • Classificação de Gastos. 
  • Margem de Contribuição. 
  • Ponto de Equilíbrio. 
  • Sistemas de Custeio: Custeio por Absorção, Custeio Baseado em Atividades (ABC). 
  • O "barato que sai caro" e o "caro que sai barato". 
  • Exercícios e estudo de casos
Avaliação

Os alunos serão avaliados através da participação em sala de aula, aplicação de testes e da entrega de trabalhos.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo, Editora Atlas, 2000.
  • HORNGREEN, C. T.; DATAR, S. M. e FOSTER, G. Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial vol. 1 e 2 São Paulo: Prentice Hall, 2004.

 

 
     

     
 

Matemática Financeira

Ementa:

Regimes de capitalização e taxas de juros; Aplicações da Matemática Financeira.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina de Matemática Financeira permite que o aluno aplique os conceitos de taxas de juros às diferentes modalidades de operações financeiras. Por exemplo, através da mesma, o aluno ficará habilitado a calcular a rentabilidade de uma aplicação financeira, ou o custo de um empréstimo. Também permitirá a projeção de fluxos futuros de pagamentos ou recebimentos em função das taxas de juros e dos prazos acordados. Enfim, a disciplina de Matemática Financeira fornece aos alunos ferramentas e conceitos básicos que auxiliam a tomada de decisão em projetos de investimento.

Objetivos:

Analisar e resolver problemas típicos de operações de investimentos e de empréstimos; correlacionar as condições das operações às taxas de juros envolvidas.

Conteúdo Programático:

Regimes de capitalização e taxas de juros: Juro e taxa de juros; regime de capitalização e período de capitalização; equivalência de capitais; desconto simples; equivalência de taxas de juro; taxa anual contratual e taxa efetiva; tributação, taxa bruta e taxa líquida; inflação, taxa efetiva e taxa real; risco e taxa de risco. Aplicações da Matemática Financeira: ativos financeiros e a matemática financeira; operações com dois capitais; séries uniformes; sistemas de amortização.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através da aplicação de uma prova escrita.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

Não será adotada uma bibliografia básica.

 
     

     
 

Métodos Quantitativos

Ementa:

Problemas Clássicos de Programação Linear; Solução Gráfica de Problemas de Programação Linear; Método Simplex; Dualidade; Análise de Sensibilidade.

Aspectos Motivacionais:

A palavra chave da disciplina de Métodos Quantitativos é Otimização. Otimizar quer dizer maximizar ou minimizar certas quantidades que na grande maioria das vezes são custos ou lucros, expressos em função das variáveis ditas de decisão. Porém, para se otimizar essas quantidades os gerentes devem respeitar certas limitações denominadas restrições. Por exemplo: disponibilidade de matéria prima, energia, espaço físico, mão de obra, maquinaria, etc. Então, como encontrar soluções para um problema de otimização sem que se viole as restrições apresentadas? Grosso modo, é dessas questões que trata esta disciplina. Em suma, a Filosofia de Métodos Quantitativos é familiarizar o aluno com o conceito de Otimização, seus desdobramentos e suas aplicações. Fornecendo mais uma ferramenta para auxiliá-lo na gestão racional dos recursos disponíveis (geralmente escassos) que por ventura ele tenha que gerir na sua vida profissional.

Objetivos:

Analisar e Equacionar um grande número de problemas clássicos de otimização, cujos modelos possam ser escritos por um certo número de funções lineares.Estudar os processos ou os algoritmos para se solucionar problemas de programação linear;Analisar a estabilidade das soluções encontradas em face de pequenas mudanças que o modelo possa vir apresentar.

Conteúdo Programático:

Programação Linear: Equacionamento de Problemas Clássicos de Programação Linear; Solução Gráfica de Problemas de Programação Linear; Degeneração, Forma Padrão de um Problema de Programação Linear; Método Simplex.Dualidade: Conceito; Aplicações e vantagens; Propriedades.Análise de Sensibilidade: Conceito, aplicações.

Avaliação:

A avaliação constará de duas provas escritas de igual peso.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

Apostila fornecida pelo curso.

 
     

     
 

Modelos de Previsão

Ementa:

Introdução aos Métodos de Previsão; Projeções com uso de Séries Temporais; Métodos Econométricos; Elaboração de Cenários Alternativos; Simulação e Amostragem Descritiva.

Aspectos Motivacionais:

Virtualmente, em todas as decisões que o administrador ou analista toma, ele se confronta com o problema da estimativa ou previsão, em maior ou menor grau.Tendências de demandas de produtos e serviços, de atividade econômica, de preços, de concorrência, entre outros tantos fatores importantes, constituem o quadro amplo no qual as decisões tomadas devem ser implementadas.Assim, estimativas e previsões e os métodos de formulação subjacentes tornam-se cada vem mais imperativos para a escolha de alternativas táticas ou estratégicas na condução dos negócios.

Objetivos:

O objetivo geral do curso é permitir o aluno conhecer algumas das principais metodologias de apoio à Tomada de Decisão sob condições de incerteza e risco, para que possa utilizá-las de forma mais apropriada nas suas atividades profissionais.

Conteúdo Programático:

  • Métodos de Previsão: ferramenta de apoio à decisão, classificação, princípios para a escolha, comparação e exemplos.
  • Série Temporais: definição e representação, sazonalidade, ciclo, tendência, fator aleatório, métodos clássicos de decomposição e métodos de extrapolação de tendência, ajustamentos por funções polinomiais, métodos alternativos de ajustamento.
  • Métodos Econométricos: modelo linear geral, modelo não-linear, linearização, pressupostos básicos para a especificação de um modelo de análise estatística, utilização de variáveis instrumentais.
  • Elaboração de Cenários: diretrizes metodológicas, método indutivo e dedutivo, cenário normativo, cenários de macrossistemas e ambientes de negócios, trajetórias dos cenários e trajetória mais provável, cenário desejável.
  • Simulação Probabilística: aplicações, classificação, Método de Monte Carlo, dificuldades com a metodologia, caracterização da simulação, tipos de simulação, fontes de variabilidade das estimativas.

Avaliação:

Ao fim do curso, será aplicada uma prova escrita que abordará questões objetivas e subjetivas.

Carga Horária: 30 horas/aula.

Bibliografia:

  • LEVINE, David M., BERENSON, Mark L., STEPHAN, David. Estatística: Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • MATOS, Orlando C. Econometria Básica: Teoria e Aplicações. São Paulo: Atlas, 1997.
 
     

     
 

Projeto de Pesquisa

Ementa:

Conhecimento científico; Tipos de trabalhos científicos; Processo de investigação; Projeto de Pesquisa e Monografia.

Aspectos Motivacionais:

A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos para a realização de seus processos de investigação. O estudo metódico e sistematizado de cunho bibliográfico é a principal fonte de criatividade para a elaboração de trabalhos autorais. Diferentemente dos processos em que, por um lado, ocorre a busca de informação para que seja efetuada uma compilação linear e cumulativa, ou dos trabalhos de aplicação de conhecimento, oriundos da utilização prática de ferramentas analíticas ou empíricas aprendidas em disciplinas dos cursos, o que se pretende é orientar os alunos para o processo de investigação gerador de conhecimento. Dessa forma, as teorias em vez de justaporem-se umas às outras, intercalam-se e interseccionam-se, gerando áreas de conhecimento transcendentes que poderão ser aplicadas a contextos reais, problematizados, gerando questões inovadoras de natureza exploratória. Objetiva-se assim, mais o amadurecimento profissional dos alunos (através de sua orientação para a independência intelectual) do que o resultado objetivo e concreto do estudo da Metodologia da Ciência.

Objetivos:

Introduzir conceitos, métodos e técnicas de investigação metódica e sistematizada, objetivando a produção intelectual dos alunos em trabalhos científicos básicos que tenham cunho autoral.

Conteúdo Programático:

  • Características do pensamento e do conhecimento científicos.
  • Tipos de trabalhos científicos.
  • Processo de investigação e estudo metódico.
  • Tema, problema e tese.
  • Técnicas de pesquisa.
  • Artigos de revisão e artigos científicos.
  • Projeto de Pesquisa e Monografia.

Avaliação:

Média aritmética de dois trabalhos individuais: Artigo de Revisão Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.

Carga Horária: 60 horas/aula.

Bibliografia:

  • SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
  • GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1996.